LITERACIA EM CIÊNCIA E EM SAÚDE
Literacia científica
Definição operacional de Literacia Científica para o Programa Lit Up, e porque é importante.
O conceito de literacia científica ou literacia em ciência envolve conhecimento de conteúdo, compreensão de práticas científicas e compreensão da ciência como um processo social. A literacia científica ou literacia em ciência pode ser definida mais formalmente como "o conhecimento científico de um indivíduo e o uso desse conhecimento para identificar questões, adquirir novos conhecimentos, explicar fenómenos científicos e tirar conclusões baseadas em evidências sobre questões relacionadas com a ciência, a compreensão das características da ciência como uma forma de conhecimento e investigação humana, a consciência de como a ciência e a tecnologia moldam os nossos ambientes materiais, intelectuais e culturais e a vontade de se envolver em questões relacionadas com a ciência e com as ideias da ciência, como um cidadão reflexivo" [Fonte: quadro conceptual de referência da Organization for Economic Cooperation and Development (OECD)/Programme for International Student Assessment (PISA) 2009].
A literacia científica é importante porque a ciência e a tecnologia penetram cada vez mais em todos os aspectos da vida quotidiana e, portanto, a baixa literacia científica cria grandes problemas de cidadania. Além de preparar os alunos para vocações de base científica e tecnológica, a educação tem como um dos seus grandes objetivos aumentar a literacia científica cívica dos cidadãos. Ter um "stock" de capital humano bem versado em ciência e tecnologia auxilia na tomada de decisões informadas, na compreensão de diversas situações de risco-recompensa, bem como no desenvolvimento de atividades de R&D (investigação e desenvolvimento). Mesmo a qualidade das decisões políticas de saúde, nutrição e meio ambiente, tanto ao nível local como global, é altamente dependente do nível de interesse, informação e atitudes em relação à ciência e tecnologia.
Literacia em saúde
Definição operacional de Literacia em Saúde para o Programa Lit Up, e porque é importante.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define literacia em saúde como “conhecimento, habilidades pessoais e confiança para agir para melhorar a saúde pessoal e comunitária, alterando estilos de vida e condições de vida pessoais” (Fonte: Nutbeam D. Glossário de promoção da saúde da OMS. Health Promot Int. 1998;13(4):349–64).
Ter um "stock" de capital humano bem versado em saúde é importante para o indivíduo: as competências de literacia em saúde são fundamentais para encontrar e aceder com sucesso a cuidados de saúde, prevenir doenças, gerir eficazmente os problemas de saúde, comunicar necessidades em diferentes situações de saúde, compreender as escolhas disponíveis e tomar decisões informadas. Numerosos estudos mostram que a baixa literacia em saúde é um fator de risco para níveis mais altos de hospitalizações, maior uso de atendimento de emergência e mortalidade prematura, entre outros resultados negativos de saúde, como pior gestão do auto-cuidado, menor adesão à medicação, menor participação em programas de triagem ou menores níveis de comportamentos preventivos, como mamogramas e vacinas. A baixa literacia em saúde está muitas vezes associada a um menor nível de escolaridade, histórico de migração e doenças crónicas, bem como ao desemprego de longa duração ou a empregos de baixa qualidade. A falta de literacia em saúde pode ter consequências não só ao nível individual da saúde do paciente, mas também ao nível do público em geral: a pandemia de COVID-19 foi um exemplo muito claro de como competências a este nível têm consequências muito reais e muito significativas; e pode ter enormes custos para os sistemas de saúde (estimativas colocam o custo da falta de literacia em saúde entre 106 e 238 mil milhões de dólares nos Estados Unidos da América).