Programa Lit Up
O Programa de Literacia em Ciência e em Saúde em Oeiras, ou, abreviadamente, Programa Lit Up, quer promover a literacia científica e a literacia em saúde dos cidadãos de Oeiras, particularmente dos alunos e professores das suas escolas do ensino secundário (10º-12º ano).
O Programa Lit Up deriva o seu nome do inglês, em que "to turn up the literacy" significa aumentar a literacia e "lit up" quer dizer iluminado ou aceso; assim, o programa Lit Up visa aumentar e iluminar ou acender o interesse e o nível de conhecimento dos habitantes de Oeiras - com particular ênfase em alunos e professores do ensino secundário - no que diz respeito a temas e questões de ciência, tecnologia e saúde. O Programa Lit Up é uma parceria entre o Católica Biomedical Research Centre (CBR) e a Câmara Municipal de Oeiras (Oeiras Valley).
Nota: No contexto do programa Lit Up, definimos literacia em ciência/saúde como compreendendo a capacidade de identificar, obter, interpretar e agir sobre informações de ciência/saúde. Leia mais sobre literacia científica e literacia em saúde aqui (link para a página de literacia em ciências e saúde).
Missão
A missão do Programa Lit Up é fomentar o interesse e o nível de literacia dos cidadãos de Oeiras - alunos do ensino secundário, professores e outros - em temas de ciência, tecnologia e saúde. Além disso, o Lit Up quer contribuir para aumentar o número de alunos do ensino secundário de Oeiras que ingressam em carreiras no âmbito das áreas STEM* e da saúde.
*STEM = do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática)
Investir na literacia em ciência e em saúde da sociedade em geral é altamente desejável.
“Construímos e organizamos uma sociedade de ciência e tecnologia na qual ninguém entende nada de ciência e tecnologia, e essa mistura combustível de ignorância e poder, mais cedo ou mais tarde, vai explodir na nossa cara. Isto é, quem lidera a ciência e a tecnologia numa democracia se as pessoas não sabem nada sobre essas matérias? A ciência é mais do que um corpo de conhecimento, é uma maneira de pensar. Se não somos capazes de fazer perguntas céticas (de uma forma crítica) para interrogar aqueles que nos dizem que algo é verdade, para sermos céticos em relação às autoridades, então estamos à mercê do próximo líder político ou religioso charlatão que aparecer." - Carl Sagan
Ter literacia científica significa ter acesso às ferramentas e ao funcionamento da ciência moderna, ter uma lente crítica para entender o passado e a possibilidade de aproveitar a ciência como uma força para mudanças positivas no futuro. A literacia em saúde é essencial a título individual para aceder a cuidados médicos de elevada qualidade, sendo que ter uma literacia em saúde inadequada é uma mais forte indicação para a existência de problemas de saúde do que a idade, situação profissional, nível de educacão ou raça de um indivíduo. A literacia em saúde também é importante a nível geral para gerir e minimizar riscos e custos em qualquer sistema de saúde.
No que diz respeito ao programa Lit Up de literacia em ciência e saúde, o CBR tem uma parceria com o município de Oeiras - que possui um ecossistema de ciência e tecnologia muito vibrante e uma vasta e diversa comunidade de investigadores -, para trazer a literacia em ciência e saúde para o primeiro plano do discurso e das preocupações da sua população. Para além de muitas iniciativas locais, estes esforços têm uma forte componente de internacionalização, prevendo-se a realização de um ciclo de palestras com oradores cujo trabalho tem relevância à escala global (as PALESTRAS TRAILBLAZER).
Construir a geração futura de investigadores e profissionais de saúde.
Não obstante a importância dos empregos em STEM e saúde para a economia atual e futura, a maioria das nações exige um número maior de licenciados com especialização nessas áreas. A escassez contínua de trabalhadores de tecnologia começou no final do século 20 e, desde então, agências governamentais em muitos países um pouco por todo o mundo - Portugal incluído - têm investido fortemente na educação STEM e na sua promoção (nas últimas décadas o esforço de educação STEM reincorporou as artes visuais ou cénicas , como dança, design, pintura, fotografia e escrita, tendo-se transformado no enquadramento ou abordagem educacional STEAM = STEM + Artes). Não obstante, nos últimos anos em Portugal tem havido uma perda considerável de interesse nas áreas STEM durante e após o ensino secundário. De acordo com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), de 2016 a 2021, uma média consistente de 51-52% dos alunos portugueses no 9.º ano escolheu um currículo centrado em Ciências e Tecnologia para a porção do 10.º ao 12.º ano do seu percurso escolar secundário; no entanto, no mesmo período de 2016-2021, o número de candidatos ao ensino superior e o número de licenciados nas áreas STEM não ultrapassou os 30% e 27%, respetivamente (Policy Brief 6 IE-ULisboa jun 2023). Para além da escassez de trabalhadores nas áreas da ciência e tecnologia, nomeadamente nas áreas da engenharia e das tecnologias de informação e comunicação (TIC), há já muitos anos que vários estudos apontam para um enorme défice de profissionais de saúde em Portugal.
Visão
O município de Oeiras estabeleceu esta parceria com os investigadores do instituto de investigação fundamental CBR para fornecer às escolas secundárias de Oeiras oportunidades e recursos que possam ajudar a construir o conduto (em inglês "pipeline") de técnicos, académicos e líderes de amanhã. Acreditamos que o contacto com investigadores, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, visitas a laboratórios ou hospitais, exposição a job shadowing em contextos de investigação e/ou no contexto clínico, encontros e conversas com estudantes de mestrado e doutoramento, pós-docs e médicos, investigadores principais e chefes de departamentos clínicos ou equipas técnicas, assistir a palestras de cientistas e médicos, enfermeiros e técnicos médicos de classe mundial, e/ou participando em atividades científicas centradas na arte e muitas outras atividades do Lit Up, tem o potencial de despertar ou expandir o interesse nas áreas de ciência, tecnologia e medicina daqueles que nelas participam. O nosso objetivo é acender faíscas (grandes e pequenas) de interesse em temas de ciência e saúde, independentemente do resultado. Quer a participação nas nossas iniciativas ajude estudantes do ensino secundário a escolher um curso de bioquímica ou farmácia e, em seguida, uma carreira em investigação biomédica, ou a decidir não estudar medicina mas antes investir no estudo de engenharia biomédica e, posteriormente, projetar/desenhar robôs e dispositivos médicos movidos por inteligência artificial, ou não conduza a qualquer alteração de relevo no seu percurso profissional mas de alguma forma acenda algum interesse no aluno ou aluna em temas de ciência ou medicina, nós consideraremos este um impacto positivo. Quer simplesmente ajude estudantes, professores e/ou o público em geral a compreender a) o trabalho de equipa e a multidisciplinaridade que envolve uma equipa de investigação ou uma equipa médica, b) como funciona o financiamento na investigação, c) porque é que algumas questões de investigação devem ser respondidas através da experimentação animal , d) como navegar um regime de tratamento de saúde complicado, e) como prevenir um determinado conjunto de doenças, etc etc, ou simplesmente conduza a uma melhor compreensão do papel da ciência ou do método científico nas nossas vidas cada vez mais complexas e tecnológicas, consideraremos tal impacto positivo.
Estrutura
O programa Lit Up consiste numa série de iniciativas destinadas a aumentar a literacia em ciência e saúde, desde a mentoria muito próxima de alunos do 12º ano (pré-universitários) (MIND DATES), até variadas oportunidades de JOBSHADOWING (Cientista ou Profissional de Saúde por um dia, SimSchool PreSci e SimSchool PreMed) num contexto clínico ou num laboratório de investigação, a programas de consultoria e orientação para professores STEM do ensino secundário (Eu Sou STEAM ou, em inglês I am STEAM), a workshops de arte e ciência em que os alunos aplicam a projetos científicos e da área da saúde o seu interesse por ilustração, teatro, prosa ou poesia, e/ou música (A de Artes), a uma ampla variedade de seminários e palestras informais (CAFÉ COM SAÚDE) ou mais formais (PALESTRAS TRAILBLAZER) com especialistas clínicos e em investigação.
O Lit Up subdivide-se em 2 subprogramas, o Lit Up Escolas (em inglês Schools Lit Up) e o Lit Up para Todos (“para todos os públicos”, em inglês All Lit Up), contendo cada um diversas intervenções de apoio à literacia em ciência e/ou saúde. O Lit Up Escolas inclui iniciativas dirigidas à comunidade educativa (alunos e professores) das escolas secundárias de Oeiras (MIND DATES, JOB SHADOWING, Eu sou STEAM e A é de Artes). Já o Lit Up para Todos é constituído por iniciativas dirigidas ao grande público de Oeiras (Café com Saúde e Palestras TRAILBLAZER).
O CBR faz parte da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP) ou Católica Medical School, e ainda do Centro Académico Clínico Católica - Luz (CAC – CL), que agrega e sinergiza a Universidade Católica Portuguesa, o Hospital da Luz (Grupo Luz Saúde S.A., Hospital da Luz S. A., GLSMED Learning Health S.A.) (o maior hospital privado em Portugal) e a União das Misericórdias Portuguesas. O programa Lit Up pode assim tirar partido não só do impressionante capital humano do CBR e da FM-UCP em investigação básica e especialistas em prática clínica, mas também do universo de especialistas académicos e clínicios do CAC-CL.
Equipa
A atual diretora do Lit Up é Joana Loureiro, mas o Programa funciona principalmente devido ao empenho e entusiasmo dos seus voluntários.
Ser voluntário Lit Up
A implementação do Lit Up só é possível devido ao empenho e entusiasmo dos seus voluntários - investigadores, médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, e outros profissionais. Cada voluntário(a) pode fornecer sessões individuais de mentoria, receber um aluno ou aluna durante o seu dia-a-dia no laboratório ou na clínica, oferecer conselhos a um professor do ensino secundário sobre um projeto, e/ou servir como orador(a) numa conversa informal numa biblioteca ou num centro de idosos, ou num centro de saúde ou outro tipo de unidade de saúde. Saiba mais aqui sobre as iniciativas do Lit Up e contacte-nos [assunto: Quero ser voluntariário(a) Lit Up/email: joloureiro@ucp.pt] se estiver interessado(a) em participar!
Lit Up – PROGRAMA de LITERACIA em CIÊNCIA e em SAÚDE em OEIRAS